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Gerenciamento de Projetos (Procedimento Básico e Etapas Essenciais) Ricardo Aldabó 144 páginas - 2ª edição - 2006 ISBN: 8588098059 Formato: 14 x 21 Referência: ART-05-9 |
Apresentação
A humanidade sempre realizou a atividade prática de desenvolver e gerenciar projetos, mas só nos últimos anos essa prática foi reconhecida como uma disciplina. Programas de mestrado e de pós-graduação em nível de especialização começaram a surgir por todo o mundo.
A competição entre empresas visando o lançamento de produtos ou serviços está se tornando cada vez mais acirrada, e está baseada na eficiência da utilização do tempo e da gestão de custos. As organizações, então, praticam um gerenciamento de projetos com métodos sólidos como forma de adquirir vantagem competitiva.
Assim como no ambiente empresarial, em todos os setores de nossa vida podemos aprender a trabalhar de maneira mais racional, poupando energias e recursos. Uma maneira de atingir este objetivo é através de um gerenciamento eficaz nos projetos.
A maioria dos livros disponíveis sobre gerenciamento de projetos apresenta um conteúdo muito técnico e teórico. Apesar da dificuldade natural em traduzir alguns conceitos para uma linguagem prática, este livro foi feito com o objetivo de conduzir o leitor ao gerenciamento eficaz de projetos, de uma forma leve e com linguagem simples.
A gerência de projetos está ligada a segmentos de trabalho bem específicos, que se opõem às operações continuadas de uma empresa. O livro engloba itens básicos desse processo, tais como planejamento, cronograma, estimativa de preços, distribuição de recursos, monitoração e a comunicação.
Todos os participantes de um projeto, desde aquele que é integrante de uma equipe temporária de trabalho ao patrocinador do projeto, tornam-se mais eficazes quando compreendem a dinâmica e a lógica do gerenciamento de projetos.
Este livro foi escrito para pessoas que precisam entender as técnicas já testadas de gestão de projeto como, por exemplo, estudantes, executivos experientes, gerentes de nível médio e membros da equipe de projeto.
O conjunto de ferramentas de gestão de projeto produz decisões racionais com base na precisão das informações, conduzindo a níveis mais altos de produtividade. A correta aplicação deste conjunto de ferramentas nas empresas, além de aumentar a produtividade, ajuda o desenvolvimento de gerentes de projeto eficazes.
A arte da gestão de projeto é aplicar a ciência para alcançar o sucesso. O primeiro passo para isso é adquirir o conjunto de ferramentas básicas para definir, planejar e controlar os projetos. O segundo passo consiste em praticar com o conjunto de ferramentas. A prática da arte da gestão de projeto inicia com o entendimento da ciência da gestão de projeto e com a fé em sua funcionalidade.
A gestão de projeto exige muito trabalho, persistência, dedicação e resistência para enfrentar os obstáculos e também a oposição de pessoas que consideram a organização, a definição e o planejamento uma perda de tempo. Essa oposição é muito difícil de ser vencida, principalmente se partir do nível hierárquico superior ou do cliente.
Introdução
Capítulo 1: O projeto
O que é um projeto?
Características básicas de um projeto
O que é gerenciamento de projetos?
O gerente de projeto
Responsabilidades de um gerente de projeto
Os passos no gerenciamento de um projeto
O gerente eficaz
Definindo os objetivos do projeto
Capítulo 2: Desenvolvendo o projeto
Estágios de um projeto
Desenvolvendo as partes de um projeto
Estrutura de desmembramento de trabalho
Identificando recursos
Aperfeiçoando o plano do projeto
Identificação das fases do projeto
Controle e avaliação de projetos
O relatório da auditoria
Gerenciamento dos riscos
Capítulo 3: O planejamento do projeto
Conceito do projeto
Ordenando as atividades
O plano de ação
O Plano de Implementação Gerencial (PIG)
O Plano Global de Projeto (PGP)
Viabilidade do projeto
O básico da estimativa
Análise do valor de ganho
Resumo
Algumas palavras sobre projetos
Capítulo 4: Implementando o projeto
Liderança e trabalho em equipe
A equipe
Trabalho em equipe
Decisões de equipe
Informação e comunicação
Algumas palavras sobre inovação
Algumas palavras sobre a estrutura da organização
Programas de gerenciamento de projetos
A rede no gerenciamento de projetos
Dicas para a gestão de projeto funcionar
Capítulo 5: Gerenciando conflitos
Tipos de conflito
O benefício do conflito
O prejuízo do conflito
Técnicas de solução de conflitos
Prevenção de conflitos
Capitulo 6: Monitorando o projeto
Mudanças no planejamento
Registro das horas trabalhadas
Project Management Institute (PMI)
Reuniões de acompanhamento
Relatórios de acompanhamento
Relatório de valor apurado
Sistema de curva “S”
Mantendo o rumo
Capítulo 7: O projeto e o meio ambiente
O desenvolvimento sustentável
Apêndice A: Solução de problemas
Apêndice B: O projeto de negócios
Apêndice C: A organização baseada no conhecimento
Apêndice D: Hoshin Kanri
Referências bibliográficas
Ricardo Aldabó - Ricardo Aldabó Lopez é formado em Engenharia Eletrônica, trabalhando em manutenção e desenvolvimento de projetos na área de Geração Hidrelétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica, Rio Grande do Sul, desde 1980. Autor dos livros “Sistemas de Redes para Controle e Automação” (Editora Book Express – Rio de Janeiro – 2000); e pela Artliber – São Paulo: “Qualidade na Energia Elétrica” (2001), “Gerenciamento de Projetos” (2001) e “Energia Solar (2002); artigos na área de projetos e eletrônica com aplicação dirigida a cursos técnicos de nível médio e superior.
>> Site: http://