Antenna
Edição 1206/2007
Téc. Reparador
Edição 2006/2007
Automação
Edição nº.1/2006
Edições Anteriores
Gestão de Pequena e Médias Empresas Wagner Cezar Lucato 293 páginas - 1ª edição - 2003 ISBN: 8588919028 Formato: 14 x 21 Referência: ART-02-8 *** Não Disponível! *** |
Esta obra traz como proposta central colaborar com os empresários na solução – sem traumas – de problemas numa área geralmente vista como traumática: as finanças do empreendimento. De forma didática, aproveitando sua rica experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais e recentes atividades de consultoria em recuperação de empresas, o autor apresenta os problemas, as soluções possíveis e um conjunto de alternativas estratégicas. Na mesma linha de clareza, Wagner Lucato formula um apêndice de conceitos básicos de administração e finanças. Contribui, assim, para a mais adequada compreensão do quadro de referência em que o empresário deve se posicionar para enfrentar a batalha da sobrevivência.
Destaco que essa espécie de publicação, com motivação orientada para preservar a saúde dos empreendimentos, enquadra-se perfeitamente no papel do Simpi, entidade criada em 1988, que se volta, em boa parte, para a facilitação do trabalho de criação das empresas, mas que procura estimular a preservação e o crescimento dos empreendimentos.
Convém esclarecer que a guerra pela sobrevivência apresenta algumas estatísticas cruéis. No ano de 2000, foram criadas cerca de 710 mil empresas no Brasil, das quais 93% microempresas com até quatro pessoas trabalhando. Contudo, há um dado que nos deixa pasmos: cerca de 65% desse total de empresas abertas, ou algo próximo a 460 mil empresas, tiveram suas portas cerradas no mesmo ano, num processo que liquida recursos individuais duramente poupados e frustra legítimas esperanças dos empreendedores.
No Sindicato, buscamos tratar feridas e diluir dificuldades do segmento que representamos, muitas vezes em sistema de parceria. Há alguns anos, o Simpi instituiu o serviço Empresa Aberta, através do qual empresas podem ser formalizadas em menos de 24 horas, um avanço que representou um verdadeiro golpe na burocracia. Na área das relações trabalhistas, estamos participando dessa revolução simplificadora que são os núcleos de conciliação prévia, onde se agilizam os processos, e cria-se um patamar mais elevado para os dissídios entre trabalhadores e empregadores.
No fundo, trata-se da criação de um cenário em que sejam facilitados o surgimento, a consolidação e a expansão do micro e pequeno empreendimento. Todas as análises e discursos indicam que esse roteiro precisa ser cumprido, em benefício da geração de emprego, trabalho e renda.
Necessariamente, isso passa pela preocupação com a qualidade da gestão empresarial, o que torna o livro um instrumento adicional importante, colocando-se o autor, pelo tema e pela abordagem, como um novo parceiro do Simpi e das entidades representativas da pequena empresa nessa guerra pela sobrevivência, soerguimento e fortalecimento das empresas.
Capítulo 1 – Os problemas
1 - Ah, que saudades daquele tempo!
2 - E agora, José?
O novo referencial na formação de preços
A defasagem de competências
Empresas conscientes e retardatárias
3 - A cornucópia às avessas
A ilusão dos "problemas financeiros"
O processo de endividamento progressivo
Capítulo 2 – As soluções
4 - Um trailer dos desafios que temos pela frente
5 - Preparando a cirurgia
O que não pode ser medido, não pode ser gerido
Mas e o "por fora"?
Mas o que está errado?
6 - O que o demonstrativo de resultado nos conta?
7 - É daí que vem o dinheiro!
A análise ABC das vendas
A análise dos 4 Ps
8 - Aqui começamos a gastar
Matérias-primas
Mão de obra direta
9 - E o que sobrou até agora?
10 - A batalha final
A caça às bruxas!
Agregados e terceirização
Reinvente a sua organização!
A hora da verdade!
A empresa são pessoas!
11 - A batalha continua!
Cuidado com os contratos!
Agora os bits e bytes!
Não deixe pedra sobre pedra!
12 - As outras fontes de problemas
Um conforto para a produção
Os clientes, penhorados, agradecem!
Quem recebe também paga
Os investimentos
13 - O fluxo de caixa
Será que estamos no caminho certo?
Administrando a escassez
Os doze trabalhos de Hércules
Salada de frutas
14 - Finalmente os Juros!
Capítulo 3 – Alternativas Estratégicas
15 - Como está a sua concorrência?
A rentabilidade de uma empresa
Competir é preciso. Entender como, também
16 - Alternativas estratégicas
1 – Penetração de mercado
2 – Desenvolvimento de mercado
3 – Desenvolvimento de produtos
4 – Diversificação
5 – Fusão e joint venture
6 – Integração vertical
7 – Desintegração vertical (terceirização)
8 – Reposicionamento
9 – Desinvestimento
10 – Liquidação
A estratégia dificilmente é única
Uma palavra final
Capítulo 4 – Apêndice A
17 - Conceitos básicos de contabilidade e finanças
Demonstrações contábeis e financeiras usuais
Balanço patrimonial
Demonstrativo de resultados do exercício
Fluxo de caixa
Orçamento empresarial
Wagner Cezar Lucato - Wagner Cezar Lucato é engenheiro, economista e mestre em administração de empresas. Durante 25 anos desenvolveu atividades em empresas nacionais e multinacionais como General Electric, Black & Decker, Grupo BTR, Clock e Kawasaki, gerenciando diferentes áreas, desde engenharia industrial até direção geral. Nos últimos cinco anos vem desenvolvendo intensas atividades de consultoria em recuperação e estruturação de empresas, através da Profit Providers Consultores Associados, empresa da qual é sócio. Em sua atuação acadêmica, foi por 15 anos professor de administração da produção junto ao IMES – Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul e à ESAN – Escola Superior de Administração de Negócios. Atualmente é professor de cursos de pós-graduação em Administração junto ao INPG e Univer-sidade São Francisco. Contato com o autor: wlucato@terra.com.br
>> E-mail: wlucato@terra.com.br
>> Site: http://