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Manual Teórico Prático para Elaboração Metodológica de Trabalhos Acadêmicos Danilo Da Cás 236 páginas - 1ª edição - 2008 ISBN: 8599823095 Formato: 16 x 23 Referência: EP-095 *** Não Disponível! *** |
O Manual Teórico Prático para a elaboração Metodológica dos Trabalhos Acadêmicos é fruto de uma experiência profissional de três décadas de trabalho ligado à docência e à preparação de pesquisas acadêmicas em diferentes áreas de estudos universitários.
Baseado em exaustivas pesquisas, o autor completa o que já foi escrito sobre o assunto, montagem de trabalhos de pesquisa, trazendo inúmeras contribuições de alcance prático para alunos e professores, facilitando, assim a elaboração dos trabalhos acadêmicos.
É um livro diferente. Seu conteúdo claro e objetivo oferece a instrumentação necessária para o trabalho intelectual em âmbito universitário.
Outro diferencial importante é que este MANUAL é acompanhado de um link de assuntos cujos objetivos são a ampliação e o enriquecimento dos estudos em pesquisa científica.
Introdução
Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Capítulo 1
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Noções preliminares
2.2 Orientações básicas
2.3 Estrutura do trabalho
2.3.1 Elementos Pré-Textuais
2.3.1.1 Capa
2.3.1.2 Folha de Rosto
2.3.1.3 Sumário
2.3.2 Elementos Textuais
2.3.2.1 Introdução
2.3.2.2 Desenvolvimento
2.3.2.3 Conclusão
2.3.3 Elementos Pós-Textuais
2.3.3.1 Referências
2.3.3.2 Apêndices e Anexos
2.3.3.3 Referências
2.3.3.4 Normas complementares para apresentação do trabalho
2.3.3.4.1 Formato
2.3.3.4.2 Margens
2.3.3.4.3 Espacejamento
2.3.3.4.4 Indicativo de seção
2.3.3.4.5 Paginação
2.3.3.4.6 Numeração progressiva
2.3.3.4.7 Citações
2.3.3.4.8 Sigla e abreviaturas
2.3.3.4.9 Equações e fórmulas
2.3.3.4.10 Ilustrações
3 Conclusão
Pesquisa Cientí!ca
Capítulo 2
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Natureza e conceituação da pesquisa científi'ca
2.2 Elementos essenciais para se iniciar uma pesquisa
2.3 Quadro multiconceitual dos Procedimentos de pesquisa
2.4 Tipos de pesquisa
2.4.1 Tipos gerais da pesquisa:
2.4.1.1 Teórica (pura ou básica)
2.4.1.2 Aplicada (ou prática)
2.4.2 Seis são os tipos especí'cos de pesquisas.
2.4.2.1 Pesquisa experimental
2.4.2.2 Pesquisa de laboratório
2.4.2.3 Pesquisa bibliográfica
2.4.2.4 Pesquisa descritiva
2.4.2.5 Pesquisa quantitativa
2.4.2.6 Pesquisa qualitativa
2.5 Espírito científico
2.6 Quadro sinótico: Pesquisa Científica
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Conhecimento Científico, Ciência e Verdade Capítulo 3
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Conhecimento
2.1.1 Definição
2.1.2 Origem
2.1.3 Processo de aquisição
2.1.4 Enfoques
2.1.5 Tipos de conhecimentos
2.1.6 Alguns métodos usados para a produção de conhecimentos
2.2 Verdade
2.2.1 Conceituação
2.2.2 Estados da mente frente à verdade
2.2.3 Critérios de verdade
2.3 Quadro sinótico: conhecimento, ciência e verdade
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Trabalhos Científicos: Conceituação, Tipos e Estrutura Capítulo 4
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Conceituação e natureza dos trabalhos científicos
2.2 Tipos de trabalhos científicos destinados à publicação
2.2.1 Comunicação
2.2.2 Artigo
2.2.2.1 Conceituação
2.2.2.2 Quadro síntese dos tipos de artigos científicos
2.2.3 Resenha crítica
2.2.3.1 Conceituação
2.2.3.2 Requisitos
2.3 Fichamento de fontes.
2.4 Trabalhos científicos feitos para a obtenção dos graus acadêmicos
2.4.1 Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC
2.4.2 Dissertação
2.4.3 Tese
2.5 Quadro Sinótico: Trabalhos CIentíficos
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Fichamento de Fontes Capítulo 5
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Requisitos para se fazer um bom fichamento
2.2 Métodos
2.3 Procedimentos adotados ao fichar uma obra
2.3.1 Em relação à obra
2.3.2 Em relação aos processos de fichar
2.3.2.1 Prática do fichamento
2.3.2.2 Crítica da obra
2.4 Redação
2.5 Quadro sinótico: normas para fichamento fontes
3 Conclusão
4 Questionário Reflexivo Analítico
Metodologia da Pesquisa Científica Capítulo 6
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Conceituação de Metodologia da Pesquisa Científica
2.2 Conceituação dos principais tipos de métodos
2.2.1 Métodos gerais
2.2.1.1 Indutivo – indução
2.2.1.2 Dedutivo – dedução
2.2.1.3 Dialético
2.2.1.4 Racional
2.2.1.5 Observação
2.2.1.6 Experimental
2.2.1.7 Sintético-analítico - epistemológico
2.2.1.8 Fenomenológico
2.2.2 Métodos especiais
2.2.2.1 Clínico (estudo de caso ou monografia)
2.2.2.2 Naturalista
2.2.2.3 Inquisitivo
2.2.2.4 Demonstrativo
2.2.2.5 Pedagógico
2.2.2.6 Histórico
2.2.2.7 Crítico
2.2.2.8 Comparativo ou tipológico
2.2.2.9 Etnográfico
2.2.2.10 Hipotético-dedutivo
2.2.2.11 Biográfico
2.3 Quadro sinótico: metodologia da pesquisa científica
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Tipos de Pesquisa Científica Capítulo 7
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Noções preliminares sobre pesquisa científica
2.2 Requisitos fundamentais para organização de uma pesquisa
2.3 Tipos de pesquisas
2.3.1 Tipos gerais
2.3.1.1 Pesquisa teórica, pura ou básica
2.3.1.2 Pesquisa aplicada
2.3.2 Tipos específicos
2.3.2.1 Pesquisa experimental ou de campo
2.3.2.2 Pesquisa de laboratório
2.3.2.3 Pesquisa bibliográfica
2.3.2.3.1 Definição
2.3.2.3.2 Roteiro
2.3.2.3.3 Execução
2.3.2.3.4 Elaboração dos dados coletados
2.3.2.3.5 Complementação de dados
2.3.2.3.6 Redação 'nal
2.3.2.4 Pesquisa descritiva
2.3.3 Tipos complementares
2.3.3.1 Pesquisa histórica
2.3.3.2 Pesquisa-ação
2.4 Quadro sinótico: tipos de pesquisa cientí'ca
2.5 Quadro sinótico da execução dos tipos especí'cos de pesquisa e sua complementação
quanto à elaboração dos dados - resultados
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Projeto de Pesquisa Capítulo 8
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
1.3 3 Estrutura do projeto
2 Desenvolvimento
2.1 Apresentação
2.1.1 Capa
2.1.2 Folha de rosto
2.1.2.1 Modelo de Capa
2.1.2.2 Modelo de Folha de Rosto
2.1.2.3 Modelo de Sumário
2.2 Tema e problema: definição e delimitação
2.2.1 Conceitos preliminares
2.2.2 Procedimentos
2.2.3 Questionamentos
2.2.4 Passos
2.3 Justificativa
2.3.1 Definição
2.3.2 Questionamento
2.3.3 Passos
2.4 Objetivos
2.4.1 Conceituação e tipos
2.4.2 Questionamentos
2.5 Hipóteses
2.5.1 Conceituação
2.5.2 Questionamento
2.5.3 Características
2.6 Metodologia e instrumentos, ou materiais e métodos, ou pressupostos metodológicos
2.6.1 Conceituação
2.6.2 Tipos
2.7 Embasamento teórico, fundamentação teórica, ou revisão da literatura
2.8 Introdução
2.8.1 Conceituação
2.8.2 Estrutura
2.8.2.1 Caracterização do tema – problema -
2.8.2.2 Pressupostos metodológicos
2.8.2.3 Fundamentação teórica
2.9 Referências
2.10 Cronograma
2.10.1 Descritiva
2.10.2 Sintética
2.11 Ficha financeira (opcional)
2.12 Apêndices
2.13 Anexos
2.14 Quadro sinótico: projeto de pesquisa
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Instrumentos para a Coleta de Dados Capítulo 9
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Questionário
2.1.1 Conceituação
2.1.2 Requisitos
2.1.3 Tipos
2.1.4 Normas para a montagem
2.1.5 Etapas básicas para a montagem de um questionário
2.1.6 Instruções a seguir na aplicação do questionário
2.2 OBSERVAÇÃO
2.2.1 Conceituação
2.2.2 Requisitos
2.2.3 Modalidades de observação de Ander-Egg (Ap. LAKATOS; MARCONI. p. 80)
2.3 Entrevista
2.3.1 Conceituação
2.3.2 Objetivos
2.3.3 Requisitos para uma entrevista consistente
2.3.4 Execução de um entrevista
2.4 Cautelas e Ética
2.5 Quadro sinótico: instrumentos para a coleta de dados
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Elaboração dos Dados Coletados: Tabulação, Interpretação e Redação Capítulo 10
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Tabulação dos dados
2.1.1 Conceituação
2.1.2 Tipos de tabulação
2.1.3 Procedimentos
2.2 Análise e organização
2.2.1 Conceitos básicos
2.2.2 Modelo de análise
2.2.2.1 Análise qualitativa
2.2.2.2 Análise quantitativa
2.2.3 Estabelecimento de categorias
2.2.4 Codificação
2.2.5 Organização dos dados históricos
2.3 Interpretação dos resultados
2.3.1 Conceituação
2.3.2 Interpretação dos dados históricos
2.4 Discussão
2.4.1 Conceituação
2.4.2 Atividades - procedimentos
2.5 5 Redação dos resultados
2.6 Quadro sinótico: tratamento – elaboração dos dados coletados
3 Conclusão
4 Exercício
A Lógica em um Trabalho Científico: Redação à Luz dos Pressupostos Capítulo 11
Lógicos
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Conceituação e natureza da Lógica
2.2 Lógica como ciência e arte na construção do saber
2.2.1 Conceitos
2.2.2 Apreensão do termo para a construção de uma idéia
2.2.3 Formação do juízo e da proposição
2.2.4 Elaboração do raciocínio e do argumento
2.2.5 Quadro-síntese seqüencial da elaboração de uma tese
2.2.6 Construção de Certeza
2.3 Alguns pontos de junção com o projeto de pesquisa
2.4 Etapas a serem seguidas na construção de um produto lógico
2.5 Os principais métodos adotados pela Lógica
2.6 Quadro sinótico: Lógica de um trabalho científico
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Elementos Estruturais Capítulo 12
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Elementos Pré-Textuais
2.1.1 Capa
2.1.2 Folha de Rosto
2.1.3 Lombada
2.1.4 Ficha Catalográfica
2.1.5 Errata
2.1.6 Folha de Aprovação
2.1.7 Folha de Dedicatória
2.1.8 Folha de Agradecimentos
2.1.9 Epígrafe
2.1.10 Resumo
2.1.11 Sumário
2.1.12 Lista de Ilustrações
2.1.13 Listas de Abreviaturas e Siglas
2.1.14 Lista de Símbolos
2.2 Elementos Textuais
2.2.1 Introdução
2.2.1.1 Caracterização do Tema
2.2.1.2 Materiais e Métodos
2.2.1.3 Fundamentação Teórica
2.2.1.4 Visão Síntese do Trabalho
2.2.2 Desenvolvimento
2.2.3 Conclusão
2.3 Elementos Pós-Textuais
2.3.1 Referências
2.3.2 Glossário
2.3.3 Apêndices
2.3.4 Anexos
2.3.5 Índices
2.4 Normas Complementares
2.5 Quadro Sinótico: Apresentação de trabalhos acadêmicos: elementos estruturais
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Normas para Redação de um Trabalho Científico
Capítulo 13
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Linguagem - tipos
2.2 Alguns princípios básicos da redação
2.3 Normas específicas
2.3.1 Estilo
2.3.2 Pertinência
2.3.3 Precisão
2.3.4 Consistência
2.4 Recursos básicos para a produção de texto científico
2.5 Quadro dos critérios de correção e de verificação da consistência de um texto científico
2.6 Como os cientistas devem escrever
2.7 Quadro Sinótico: normas para redação de um trabalho científico
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Avaliação Técnica de um Trabalho Acadêmico Formal: Capítulo 14
Monografia, Dissertação e Tese
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
1.3 Procedimentos
2 Desenvolvimento
2.1 Análise dos elementos pré-textuais
2.1.1 Capa
2.1.2 Folha de rosto
2.1.3 Ficha catalográfica
2.1.4 Lombada
2.1.5 Folha de aprovação ou da banca examinadora
2.1.6 Resumo
2.1.7 Sumário
2.2 Análise dos elementos textuais
2.2.1 Introdução
2.2.1.1 Caracterização do assunto
2.2.1.2 Descrição da metodologia
2.2.1.3 Revisão da literatura
2.2.2 Desenvolvimento
2.2.2.1 Resultados
2.2.2.2 Discussão
2.2.3 Conclusão
2.3 3 Elementos pós-textuais
2.3.1 Referências
2.3.2 Glossário
2.3.3 Apêndices e anexos (opcionais)
2.4 Complemento – aspectos gerais
2.5 Quadro sinótico: avaliação técnica de um trabalho acadêmico formal
2.6 Ficha de Avaliação Técnica
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Normas para Redação de um Artigo Científico Capítulo 15
1 Introdução
1.1 Justificativa
1.2 Conceituação
1.3 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Fundamentação
2.2 Funções de um Artigo Científico
2.3 Origem
2.4 Procedimentos adotados na coleta e na elaboração do material do artigo
2.5 Estrutura
2.6 Explanação dos componentes estruturais de um artigo
2.6.1 Elementos pré-textuais
2.6.1.1 Título e subtítulo (este quando necessário)
2.6.1.2 Nome do autor e suas credenciais
2.6.1.3 Autoria institucional (autor ou autores)
2.6.2 Elementos Textuais
2.6.2.1 Resumo e palavras-chave
2.6.2.2 Introdução
2.6.2.3 Resultados e discussão
2.6.2.4 Conclusões
2.6.3 Elementos Pós-Textuais
2.7 Algumas Normas Básicas para Redação de um Artigo
2.8 Ilustrações
2.9 Normas Complementares
2.10 Quadro-síntese dos tipos de artigos científicos, sua descrição e estruturação ou roteiro
2.11 Formato de um Artigo (Seguestão)
3 Conclusão
4 Questionário
5 Exercício
Transcrição dos Dados Bibliográficos: Citações e Notas Capítulo 16
1 Introdução
1.1 Conceituação
1.2 Objetivos
2 Desenvolvimento
2.1 Tipos de citações
2.2 Normas para a grafia correta de citações e seus complementos
2.3 Notas de Rodapé
2.4 Sistema de Chamadas
2.5 Notas de Referência
2.6 Expressões latinas usuais
2.7 Quadro sinótico: transcrições de dados bibliográficos
3 Conclusão
4 Exercício
Referências
Danilo Da Cás - Danilo Da Cás tem longa experiência no magistério (bodas de ouro), em todos os níveis, na docência e na administração.
Ensino Fundamental e Médio: Secretário de Escola, Professor, Vice-Diretor, Inspetor Federal, Diretor da VII Divisão Regional de Bauru - SP.
Ensino Superior: Docente de Metodologia da Pesquisa Científica, Didática, História da Educação Brasileira (Pesquisador), Chefe do Departamento de Educação (UNESP-Bauru), Diretor de Faculdade de Filosofia (Botucatu).
Atualmente: Docente aposentado da UNESP, docente no Curso de Pedagogia do IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru. Orientador dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Publicações: "O Mito e a Vida" (Hesíodo). Vários artigos.
Participações: em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos.
Títulos: Dois Doutorados (Àreas de Concentração: Administração Escolar e Ensino na Educação Brasileira).
>> Site: http://