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Curso Prático e Profissional para Mecânicos de Automóveis o Veículo e seus Componentes H.M. Chollet 387 páginas - 1ª edição - 2002 ISBN: 8528900371 Formato: 16 x 23 Referência: H-037-1 *** Não Disponível! *** |
O mecânico de automóveis deve estar plenamente capacitado a localizar a origem de um defeito, para evitar que, com uma simples substituição de peças, aquele venha a se repetir. O profissional deve poder e deve saber efetuar observações sucessivas, que lhe permitira situar a anomalia e precisar a sua causa. Daí a inclusão do capitulo especial: diagnósticos: reparação; regulagens.
O excesso de especialização faz esquecer a própria função da profissão: elaborar uma síntese dos conhecimentos pessoais, práticos e técnicos.
Índice
Generalidades
Classificação das diferentes peças do automóvel
Capitulo 1 Embreagens
Tipos de embreagem
Embreagem de disco (monodisco)
Embreagem de diafragma
Embreagem multidisco
Embreagem cônica
Embreagem hidráulica
Comando das embreagens
Comando acionado pelo motorista
Comando por depressão
Comando centrifugo
Comando hidráulico
Questionário
Capitulo 2 Caixas de Câmbio
Disposição das engrenagens da caixa de cambio
Engrenagens de eixos paralelos
Engrenagens epiciclicas
Acessórios das caixas de cambio
Supermultiplicador
Roda livre
Tomada de força observações sobre as caixas dotadas ou não tomadas direta
Questionário
Capitulo 3 Transmissões automáticas
Definição
Classificação das transmissões
Transmissões semi-automáticos
Transmissões semi-automáticos do tipo saxomat
Embreagem e caixa de cambio de comando hidráulico das Transmissões
automático do Citroen DS 19 e tipos derivados
Transmissões automáticas
Circuito de comando
Circuito de progressividade
Circuito de retardamento
Dispositivos de transição
Dispositivos de modulação
Circuito do conversor
Acumulador hidráulico
Válvulas e registros auxiliares
Exemplo de uma caixa automática hidráulica
Descrição
Funcionamento da parte mecânica
Descrição da rede hidráulica
Funcionamento geral da transmissão
Óleo para transmissão automática
Cuidados a tomar com transmissões automáticas
Trabalhos de manutenção
Manutenção
Anomalias de funcionamento das embreagens hidráulicos questionários
Capitulo 4 Eixo motor
Descrição
Torque cônico
Diferencial
Impulso e reação
Acoplamentos articulados
Discos flexíveis
Junta de cardan
Juntas homocinéticas
Questionário
Capitulo 5 Rodas e pneumáticos
Rodas
Cubo
Disco ou raios
Aros
Bandagens
Pneumáticos
Banda de rodagem
Flancos
Frisos
Carcaça ou armadura
Dimensões dos pneumáticos
Balanceamento das rodas
Relações de transmissão
Relações do numero de dentes
Gráfico das velocidades
Questionário
Capitulo 6 Freios
Elementos de comando
Comandos hidráulicos
Comando pneumático
Comando mecânico
Tipos de freio
Freios externos e cinta
Freios de setores internos
Freios a disco
Comandos hidráulicos dos freios
Cilindros-mestre
Lonas de freios
Servofreios
Princípios de funcionamento dos Servofreios a depressão
Servofreios
A depressão montada em comando hidráulica
Freios a pressão de ar
Funcionamento dos aparelhos de frenagem a ar comprimido
Comando de frenagem do reboque
Retardadores
Freio motor
Freio motor no escapamento
Retardador eletromagnético
Controle da eficácia dos freios de veículos automóveis
Desaceleração
Normas sobre a eficácia dos freios
Dispositivos antibloqueio dos freios
Questionário
Capitulo 7 Direção
Tipos de caixa de direção
Direção servas-assistidas
Geometria da direção
Ângulo de inclinação ou queda da roda
Ângulo de rotação
Inclinação do eixo
Ângulo de convergência
Ângulos de esterçamento
Diagrama de Jeantaud
Defeitos de direção e suas causas
Bordejo
Oscilação em baixa velocidade
Oscilação em alta velocidade
Direção dura
Direção frouxa
Rangido dos pneus nas curvas
Tração para um lado
Subcurvas e sobrecurvas
Aparelhos de controle da geometria da direção
Controle da queda da roda e da convergência
Controle dos ângulos do eixo e de rotação
Controle do deslizamento
Reação da suspensão
Questionário
Capitulo 8 Suspensão
Tipos de mola
Molas de laminas
Molas helicoidais
Molas de barra de torção
Tipos de suspensão
Suspensões de eixo rígido
Suspensões de rodas independentes
Suspensões especiais (pneumáticas e hidropneumaticas)
Funcionamento das suspensões pneumáticas
Funcionamento das suspensões hidropneumaticas
Amortecedores
Amortecedores hidráulicos
Estabilizadores
Silenblocs
Questionário
Capitulo 9 Chassi
Descrição
Questionário
Capitulo 10 Eletricidade
Princípios gerais de eletricidade
Correntes continuas e alternadas
Magnetismo e introdução
Princípios gerais do equipamento elétrico de um veiculo
Circuito de arranque
Circuito de carga
Circuitos de consumo
Amperímetros
Contator
Questionário
Capitulo 11 Geradores
Dínamos
Principio de funcionamento
Reguladores de dínamos
Limitador de potencia
Conjuntor-disjuntor
Alternadores
Principio de funcionamento
Reguladores e alternadores
Medidas a tomar com os alternadores
Questionário
Capitulo 12 Baterias de acumuladores
Acumuladores de chumbo
Princípios de funcionamento
Medida do estado de carga
Manutenção
Capacidade
Envelhecimento e defeitos
Montagem
Acumulador alcalino de ferro-niquel
Principio de funcionamento
Particularidades
Manutenção
Questionário
Capitulo 13 Motores de arranque
Principio de funcionamento
Sistemas de engrenagem
Engrenagem de inércia
Engrenagem de pinhão corrediço
Engrenagem magnética
Montagem
Questionário
Capitulo 14 Consumidores
Iluminação
Quadro elétrico
Proteção dos circuitos
Fusíveis
Fusíveis automáticos
Tipos de lâmpadas
Faróis
Iluminação auxiliar
Regulagem dos faróis
Dispositivos de comutação
Reles
Comutadores automáticos
Termistores
Diodos
Diodos Zener
Transitores
Funcionamento dos acessórios elétricos
Pisca-piscas
Buzinas
Limpador de pára-brisa
Indicador do nível de gasolina
Indicador de temperatura
Indicador de pressão
Lâmpada de controle de pressão do óleo
Leitura dos esquemas de instalações de automóveis
Questionário
Capitulo 15 Diagnósticos - reparações - regulagens
15.1 Introdução
15.2 Embreagens de fricção
15.2.1 Deslizamento ou patinagem
15.2.2 Trancos da embreagem e arranques violentos
15.2.3 Desembreagem insuficiente
15.2.4 Vibrações do motor
15.3 Caixas de câmbio de comando manual.
15.3.1 Caixa ruidosa
15.3.2 Dificuldades de engate de uma relaçïo de transmissão
15.3.3 Escapamento da marcha
15.3.4 Marchas difíceis de engatar
15.3.5 Ausência de uma ou de várias marchas
15.3.6 Ausência total de transmissão
15.3.7 Falhas das transmissões automáticas
15.4 Eixo motor
15.4.1 Rupturas
15.4.2 Ruídos anormais dos órgãos de transmissão
15.5 Elementos de frenagem
I. Defeitos nos elementos das rodas
15.5.1 Frenagem irregular
15.5.2 Frenagem que causa desvio do veículo
15.5.3 Frenagem ruidosa
15.5.4 Frenagem variável
II. Defeitos nos elementos de comando
15.5.5 Frenagem até o fim do curso e resistência elástica do pedal
15.5.6 Ftenagem progressiva sem acionamento do pedal
15.5.7 Freios que permanecem acionados depois que se solta o pedal
15.5.8 Descida progressiva do pedal até o fundo em frenagem contínua
15.5.9 Defeitos dos freios a ar comprimido sobre pesos pesados
15.5.10 Controle da eficácia dos servofreios e das servodireções
15.6 órgãos de direçáo e suspensão
15.6.1 Exame das bandas de rodagem dos pneumáticos
15.6.2 Testes de estrada
15.6.3 Fortes vibrações da direçáo (oscilação)
15.6.4 Bordejo do veículo
15.6.5 Direçáo dura
15.7 Falhas do equipamento elétrico
15.7.1 Falha da bateria (acumulador de chumbo)
15.7.2 Defeitos dos motores de arranque
15.7.3 Defeitos dos geradores e dos reguladores (generalidades)
15.7.4 Dínamos e reguladores
15.7.5 Alternadores e reguladores
15.7.6 Algumas observações sobre os geradores elétricos de automóveis
Quadros
H.M. Chollet - Professor de Mecânica automobilistica.
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