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Injeção Eletrônica de Motores Diesel


Edson da Silva



125 páginas - 1ª edição - 2006


ISBN: 8599823051


Formato: 15,5 x 23


Referência: EPE-05


*** Não Disponível! ***


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O conteúdo dessa obra refere-se aos sistemas de gerenciamento Eletrônico dos motores Diesel, mais conhecido como Injeção Eletrônica Diesel pelos profissionais de manutenção dos motores Diesel e basicamente estão apresentados de forma cronológica sendo o primeiro denominado de EDC "Controle Eletrônico Diesel" utilizados nos caminhões VOLVO desde o ano de 1994, em seguida é apresentado o sistema UI "Unidade Injetora" utilizados pela VOLVO e CATERPILLAR, posteriormente o PLD " Bomba Tubo e Bico" equipando os caminhões da Mercedes Benz no final da década de 90 e finalmente o Common Rail "Tubo distribuidor comum aos injetores" que, equipam caminhões Volkswagen, Ford e Caminhonetes Ford e GM. A evolução tecnológica em dosagem de combustível se deu devido á preocupação com o meio ambiente e a atender a legislação vigente em nosso país. Portanto, pretendo colaborar com os técnicos que atuam com motores de ciclo Diesel, discorrendo sobre: funcionamento, características, regulares, diagnósticos, estratégias de funcionamento e cuidados com os sistemas.

Prefácio
Introdução
Rudolf Diesel
Diesel
Óleo diesel comum
Extra diesel aditivado
Programa de controle de emissões veiculares
Malefícios causados pela poluição atmosférica
Solução para amenizar o problema provocado pelos motores a diesel
EDC " Controle Eletrônico Diesel" caminhões Volvo
Descrição dos componentes do sistema EDC
Módulo de comando do sistema
Bomba injetora
Especificações
Condução do veículo equipado com EDC
Utilização do programador de velocidade cruise control
Ajuste das rotações da marcha lenta
Instruções de reparo
Pedal de acelerador - Ajuste
Remoção da bomba injetora
Bomba injetora(montagem)
Bomba injetora(Ajuste do motor)
Especificações
Diagnóstico
Diagnóstico de avarias elétricas
UI "Unidades Injetoras"
Funcionamento
Equilíbrio dos cilindros ou balanceamento dos cilindros
Cálculo da quantidade de combustível
Cálculo do ângulo de injeção
Funções
Diagnóstico e programação
Diagnósticos
Circuito de alimentação de combustível
Unidade injetora
Fases de funcionamento do sistema do sistema de alta pressão
Regulagem dos injetores Lucas e Bosch
Sistemas PLD utilizado nos caminhões Mercedes Benz
Conceito
Função do Módulo de controle do motor(PLD ou MR)
Determinação do inicio e tempo de injeção
Fases de injeção de combustível
ADM módulo de administração
Sistema de injeção COMMON RAIL
Circuito de alimentação
Injetores
Visão geral do sistema eletrônico
O que um inventou o outro viabilizou
Referências Bibliográficas




Edson da Silva - Edson da Silva, 46 anos de idade.
Formação: Técnico em mecânica na Escola SENAI/VW da ala 7 em São Bernardo do Campo, atualmente cursando Pedagogia no IESB "instituto Superior de Ensino de Bauru".
Trabalhou na Volkswagen e Ford do Brasil na área da qualidade e assistencia técnica, Instrutor do Senai há 17 anos, passou pelas eescolas: Ipiranga "Airton Senna" como instrutor de motores diesel; Vila leopoldina "Mariano Ferraz", como instrutor de aprendizagem industrial na área automotiva.
Trabalha na escola SENAI "João Martins Coube", foi instrutor do CTA FIAT e Ford, iniciou o curso de ar condicionado e instalador de acessórios e atualmente exerce a função de instrutor do CTA VW parceria com a Volkswagen do Brasil Ltda.
Coordenador da Olimpíada do Conhecimento fase estadual na modalidade !Eletrônica Embarcada".
>> Site: http://


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