Antenna
Edição 1206/2007
Téc. Reparador
Edição 2006/2007
Automação
Edição nº.1/2006
Edições Anteriores
Aspersão Tèrmica Fundamentos e Aplicações Carlos Camello Lima / Roseana Trevisan 152 páginas - 2ª edição - 2007 ISBN: 8588098374 Formato: 16 x 23 Referência: art-37-4 |
A engenharia de superfícies, ou surface engineering, refere-se a um largo campo de tecnologias projetadas para modificar as propriedades de superfície de componentes, metálicos e não-metálicos, para propósitos específicos e, às vexes, únicos.
Uma das tecnologias mais importante é a aspersão térmica, que propicia, dentre as diversas aplicações, proteção contra a corrosão, resistência ao desgaste, isolação térmica, biocompatibilidade, melhoria de propriedades elétricas e restauração dimensional.
Em geral, envolve o uso de uma tocha para aquecer o material, em forma de pó ou arame, para um estado fundido ou semifundido, além do gás para propelir o material para um substrato determinado, criando uma superfície completamente nova. O material do revestimento que pode ser um elemento, liga ou outra composição com propriedades físicas que são, na maioria dos casos realizáveis só por este processo, quer pelo tipo de materiais envolvidos ou pela espessura e natureza dos revestimentos e substratos. As atuais aplicações incluem variadas indústrias como a aerospacial, automotiva, biomédica, decorativa, eletroeletrônica, processamento de alimentos, infra-estrutura, marítima, mineração, óleo e gás, papel e celulose, geração de energia, transporte e têxtil.
Esta nova edição, revisada e ampliada, apresenta os fundamentos e características da aspersão térmica, descreve seus métodos de deposição, sistemas e equipamentos, proporcionando ao leitor um conhecimento mais aprofundado desta tecnologia tão fundamental na engenharia moderna. São descritos vários tipos de aplicações industriais nos diversos segmentos, demonstrando a versatilidade e efetividade do processo.
Consultor em manutenção e organização industrial, soldagem e aspersão térmica. Membro da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman), ASM Internacional Thermal Spray Society (TSS), além de sócio da Associação Brasileira de Soldagem (ABS) e Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro).
Nos últimos 20 anos, atua no ensino e pesquisa sobre processos metalúrgicos de fabricação, com ênfase em soldagem e aspersão térmica.
1 – Introdução
2 – Fundamentos do processo
2.1 – Evolução histórica
2.2 – Princípios e definições1
3 – Classificação dos métodos de deposição
3.1 – Aquecimento por combustão
3.1.1 – Combustão por chama convencional
3.1.1.1 – Consumíveis na aspersão por chama convencional
3.1.1.2 – Características e propriedades dos revestimentos
3.1.2 – Oxicombustível de alta velocidade (HVOF)
3.1.2.1 – Características e propriedades do método HVOF
3.1.2.2 – Recentes variações do processo HVOF
3.1.3 – Aspersão a frio ou cold spray
3.1.4 – Aspersão por detonação (D-Gun)
3.1.4.1 – Características e propriedades da aspersão por detonação
3.2 – Aquecimento elétrico
3.2.1 – Plasma de arco não-transferido (APS)
3.2.2 – Plasma de arco transferido (PTA)
3.2.3 – Arco elétrico (EAS)
4 – Preparação da superfície
4.1 – Introdução
4.2 – Limpeza
4.2.1 – Limpeza química
4.2.2 – Limpeza mecânica
4.3 – Texturização da superfície
4.3.1 – Parâmetros operacionais de jateamento
4.3.2 – Resíduos
4.4 – Camada de ligação
4.5 – Preaquecimento do substrato
5 – Características dos revestimentos
5.1 – Introdução
5.2 – Macroestrutura
5.2.1 – Adesão/coesão
5.2.2 – Porosidade
5.2.3 – Microtrincas
5.3 – Microestrutura
5.3.1 – Morfologia
5.3.2 – Solidificação
6 – Acabamento e pós-tratamento dos revestimentos
6.1 – Acabamentos
6.1.1 – Lixamento e polimento
6.1.2 – Tamboreamento e brunimento
6.1.3 – Torneamento
6.1.4 – Retificação
6.2 – Pós-tratamentos
6.2.1 – Selagem
6.2.2 – Fusão de revestimentos autofluxantes
6.2.3 – Outros pós-tratamentos
7 – Avaliação dos revestimentos
7.1 – Introdução 99
7.2 – Ensaios de adesão/coesão
7.2.1 – Tração
7.2.2 – Teste de arrancamento com fita
7.2.3 – Dobramento
7.2.4 – Cisalhamento
7.3 – Ensaios de dureza
7.3.1 – Penetração (indentação)
7.3.1.1 – Microdureza
7.3.1.2 – Macrodureza
7.4 – Análise metalográfica
7.5 – Ensaios não-destrutivos
7.5.1 – Avaliação por ultra-som
7.6 – Ensaios de desgaste
8 – Segurança
8.1 – Introdução
8.2 – Equipamentos
8.3 – Proteção individual
8.4 – Materiais tóxicos/explosivos
9 – Materiais e aplicações
9.1 – Introdução
9.2 – Ligação de base
9.3 – Recuperação dimensional
9.4 – Desgaste/fricção
9.5 – Corrosão/oxidação
9.6 – Revestimentos para barreira térmica
9.7 – Outras aplicações
9.8 – Tendências
9.8.1 – O mercado atual da aspersão térmica
Carlos Camello Lima - É professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep (SP), onde atua, desde 1994, nos cursos de graduação e pós-graduação, dedicando-se às áreas de soldagem, aspersão térmica e gestão da manutenção. Possui mais de 80 artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Mestre e doutor em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (SP), realizou pós-doutorado no Center for Thermal Spray Research – CTSR, na State University of New York, NY, EUA e, mais recentemente, no Centro de Proyección Térmica do Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia Metalúrgica, da Universidade de Barcelona, Espanha. Por 17 anos atuou na indústria, nas áreas de manutenção e montagem leve e pesada, construção e manutenção de plataformas de petróleo, em atividades ligadas à qualidade e produtividade, soldagem e técnicas correlatas e gerenciamento de contratos. Consultor em manutenção e em organização industrial, soldagem e aspersão térmica. Membro da Assoc. Brás. de Manutenção – Abraman, ASM International, Thermal Spray Society – TSS, além de sócio da Assoc. Brás. de Soldagem – ABS e Assoc. Brás. de Eng. de Produção – Abepro.
>> Site: http://
Roseana Trevisan - É professora titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, onde atua desde 1976. Durante este período, obteve os títulos de mestre e doutora em engenharia mecânica pela mesma universidade. Fez pós-doutorado de dois anos junto ao National Institute of Standards and Technology – NIST, em Boulder, EUA, e por um ano trabalhou como pesquisadora convidada junto ao Center of Eletro-Mechanics, da Universidade do Texas, em Austin, EUA. Nos últimos 20 anos atua no ensino e na pesquisa sobre processos metalúrgicos de fabricação, com ênfase em soldagem e aspersão térmica. Coordenou mais de 30 projetos de pesquisa, com resultados documentados em 8 teses de doutorado e 18 dissertações de mestrado, sob sua orientação. Publicou mais de 70 artigos em congressos nacionais, 40 em internacionais e mais de 40 em revistas técnicas nacionais e internacionais especializadas em soldagem e aspersão térmica. É membro sênior da American Welding Society (AWS), membro emérito da Assoc. Bras. de Ciências Mecânicas (ABCM) e sócia honorária da Assoc. Bras. de Soldagem (ABS).
>> Site: http://