Antenna
Edição 1206/2007
Téc. Reparador
Edição 2006/2007
Automação
Edição nº.1/2006
Edições Anteriores
Técnicas de Caracterização de Polímeros Sebastião Vicente Canevarolo Júnior 448 páginas - 1ª edição - 2004 ISBN: 8588098199 Formato: 21 x 28 Referência: ART-19-9 |
O desenvolvimento da tecnologia de caracterização dos polímeros é um dos capítulos mais interessantes da evolução do conhecimento científico do ser humano no Século 20. De fato, ao longo do processo de popularização do uso de polímeros sintéticos pela sociedade – fato que ocorreu após a 2ª Guerra Mundial – surgiram as primeiras questões sobre a estrutura, composição, avaliação e durabilidade desses então novos materiais. Nas décadas de 1950 e 1960 não havia experiência acumulada em testes de polímeros e algumas das questões levantadas foram mal e parcialmente respondidas pela adaptação de ensaios destrutivos tradicionalmente aplicados a materiais metálicos aos polímeros sintéticos. Nas décadas de 1970 e 1980 observou-se o primeiro grande impulso da ciência de identificação e caracterização dos polímeros com o desenvolvimento de técnicas de termogravimetria específicas para os materiais poliméricos.
Foi ao longo dos últimos 15 anos, entretanto, com a diversificação do uso dos plásticos de engenharia, dos elastômeros técnicos e das resinas de alta performance em aplicações de ponta, que a caracterização de polímeros experimentou um extraordinário avanço, suportado pela evolução das técnicas de microscopia, espectroscopia e ressonância magnética nuclear.
O livro Técnicas de Caracterização de Polímeros lançado pelo Prof. Sebastião Canevarolo com o apoio de um time de grandes colaboradores e especialistas da área, tem o mérito de cumprir com sucesso a difícil missão de não somente demonstrar a evolução da tecnologia de caracterização dos polímeros ao longo dos últimos 50 anos mas também e principalmente, explicar e interpretar didaticamente os vários aspectos e desdobramentos de cada técnica com grande profundidade técnica e em língua portuguesa, idioma incomum nos tomos hoje encontradas sobre essa matéria.
A obra, imprescindível na biblioteca de qualquer profissional especializado em polímeros, transpira o compromisso pela precisão e acuidade científica mas passa ao leitor a também positiva sensação de inspiração, dedicação, trabalho em equipe e paixão dos autores pela ciência da caracterização de polímeros.
Ao terminar a leitura do livro, que a ABPol tem a honra de apresentar, tive a certeza de que haverá continuidade. As técnicas de caracterização de polímeros tem um espaço ainda imenso para evoluir e mostrar novos e marcantes avanços nos próximos 10 anos, especialmente na esteira da abertura de novas fronteiras do desenvolvimento de materiais poliméricos, como os nano-polímeros e a nova geração de polímeros bio-degradáveis.
A ABPol terá imenso prazer em apresentar e apoiar as futuras obras que certamente serão publicadas sobre essa promissora área do conhecimento científico.
Domingos Jafelice
Associação Brasileira de Polímeros – ABPol
Presidente
Prefácio
Espectroscopia vibracional de absorção no infravermelho
Yoshio Kawano
IQ/USP, São Paulo, SP
Raio X
Ricardo Baumhardt Neto
IQ/UFRGS, Porto Alegre, RS
Ressonância magnética nuclear
Griselda Barrera Galland - Maria Ines B. Tavares
IQ/UFGS, Porto Alegre, RS - IMA/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ
Espalhamento de luz
Paulo Augusto R. Pires - Omar A. El Seoud
IQ/USP, São Paulo, SP
Cromatografia líquida de alta eficiência
Carla Beatriz G. Bottoli - Isabel Cristina S. F. Jardim - Carol H. Collins
IQ/UNICAMP, Campinas, SP
Cromatografia de exclusão por tamanho
Sebastião V. Canevarolo
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Microscopia óptica
Maria Jovita Oliveira
DEP/UMINHO, Guimarães, Portugal
Microscopia eletrônica de varredura
Maria do Carmo Gonçalves
IQ/UNICAMP, Campinas, SP
Microscopia eletrônica de transmissão
Carlos Alberto Correa
Universidade São Francisco, Itatiba, SP
Microscopia de força atômica
Rubens Bernardes Filho - Luiz Henrique Capparelli Mattoso
Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos, SP
Análise térmica - Termogravimetria
Jivaldo do Rosário Matos - Luci D. Brocardo Machado
IQ/USP, São Paulo, SP - IPEN-CNEN, São Paulo, SP
Análise térmica diferencial e calorimetria exploratória diferencial
Luci D. Brocardo Machado - Jivaldo do Rosário Matos
IPEN-CNEN, São Paulo, SP - IQ/USP, São Paulo, SP
Análise térmica dinâmico-mecânica
Sebastião V. Canevarolo
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Condutividade térmica, difusividade térmica e calor específico
Wilson Nunes dos Santos
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Condução elétrica
José Alberto Giacometti - Antonio José Felix de Carvalho
Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Presidente Prudente, SP - IFSC/USP, São Carlos, SP
Permissividade elétrica e índice de perdas
Rinaldo Gregório Filho
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Ruptura dielétrica
Maria Zanin - Marcelo M. Ueki
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Resistência à tração, flexão e compressão
Leonardo B. Canto - Luiz A. Pessan
PPG-CEM/UFSCar, São Carlos, SP - DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Resistência ao impacto
Elias Hage Júnior
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Reometria de placas paralelas e cone-placa
Rosario Elida Suman Bretas - Carlos Henrique Scuracchio
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP - DEMar/FAENQUIL, Lorena, SP
Tensão interfacial entre polímeros fundidos
Nicole R. Demarquette
DEMM/EPUSP, São Paulo, SP
Distribuição de tempos de residência
Tomás Jefferson A. de Mélo - Sebastião V. Canevarolo
DEMa/UFCG, Campina Grande, PB - DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Espectroscopia fotoacústica no infravermelho
Yoshio Kawano
Q/USP, São Paulo
Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X
Pedro A. P. Nascente
DEMa/UFSCar, São Carlos, SP
Currículo dos autores
Índice remissivo
Sebastião Vicente Canevarolo Júnior - Sebastião Vicente Canevarolo Júnior nasceu em 30 de maio de 1956 em São Carlos - SP, concluiu em 1978 o Curso de Engenharia de Materiais no Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos ingressando imediatamente neste mesmo departamento como professor ligado ao Grupo de Polímeros onde trabalha até hoje. Fez seu Programa de Mestrado em Engenharia de Materiais na UFSCar (concluído em 1982) e desenvolveu seu programa de doutoramento no Institute of Polymer Technology da Loughborough University of Technology-Inglaterra (concluído em 1986). Fez um programa de pós-doutoramento no Dipartimento di Ingegnaria Chimica ed Alimentare da Universitá di Salerno-Itália de Jun/93 a Jul/94. Neste período já foi Vice-Chefe em Exercício do DEMa, Supervisor dos Laboratórios de Polímeros, Coordenador da Área de Polímeros, Membro do Conselho Departamental, Membro na Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais. É Sócio Fundador e Diretor da Associação Brasileira de Polímeros-ABPol, Sócio Honorário da Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria-ABRATEC, Membro do Comitê Editorial da revista POLÍMEROS: Ciência e Tecnologia. Participou da organização de vários grandes congressos na área de polímeros no Brasil (XIICBECIMAT, 4CBPol, 1CBRATEC, 1SBE, PPS-Américas, MACRO2006) e um no exterior (PPS-18). Desenvolveu um sistema óptico portátil (hardware e software) para medida em tempo real da dispersão da segunda fase na extrusão de blendas poliméricas. Tem uma patente, publicou um livro nacional "Técnicas de Caracterização de Polímeros", um capítulo de livro internacional, 23 artigos em revista internacional, 11 em revistas nacionais e participou com 65 artigos em congressos nacionais e internacionais. Já orientou 15 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado. Já participou de projeto PRONEX do CNPq e de Temático da FAPESP, coordena convênio de cooperação científica internacional Brasil-Portugal e é representante da UFSCar na Rede Plastinet.
>> Site: http://