Antenna
Edição 1206/2007
Téc. Reparador
Edição 2006/2007
Automação
Edição nº.1/2006
Edições Anteriores
Visão Sistêmica da Qualidade Felipe Araújo Calarge 260 páginas - 1ª edição - 2001 ISBN: 8588098067 Formato: 14 x 21 Referência: ART-06-7 |
Nos últimos anos a palavra qualidade tem sido sinônimo de sucesso ou fracasso para muitas organizações, fruto da capacidade que cada uma tem de interpretar adequadamente o conceito da qualidade. Dentro de um contexto impulsionador e estimulador de profundas transformações, em nome da qualidade têm-se alterado padrões, expectativas, exigências, comportamentos econômicos e sociais, criando-se e consolidando-se novos paradigmas. E a ampliação dos limites de abordagem tem feito com que a qualidade abandone o conceito relativo ao simples ato de controlar produtos e processos, evoluindo para uma visão sistêmica da gestão da qualidade que abrange toda a organização. Dessa forma, como a qualidade pode ser melhor gerida nas organizações? Ela é realmente um fator de vantagem competitiva para as empresas? E se for, é possível avaliar o seu desempenho?
Este livro traz à tona estas discussões tão atuais, apresentando uma proposta de um modelo de visão sistêmica da qualidade, o qual está estruturado pelos desejos e atributos de seus clientes. Em seu desenvolvimento utilizou-se a abordagem do Projeto Axiomático, estabelecida em função de axiomas, corolários e teoremas, com o objetivo de se desenvolver o que se denomina de “boas práticas de projeto” na construção de um modelo de visão sistêmica da qualidade. Também explora a utilização do modelo desenvolvido no auxílio à avaliação de desempenho suportada pela abordagem do Balanced Scorecard, bem como uma análise comparativa do modelo proposto com alguns sistemas da qualidade utilizados na indústria automobilística, como a ISO9001, QS9000, AVSQ94, EAQF94 e VDA6.1. As considerações sobre os benefícios e problemas verificados no desenvolvimento do modelo de visão sistêmica da qualidade e da utilização da abordagem do Projeto Axiomático na área da Gestão da Qualidade, possibilitam verificar dois aspectos importantes que merecem a atenção do leitor: o primeiro indica a possibilidade de se desenvolver um sistema de gestão da qualidade que permita contemplar atributos e requisitos dos clientes (internos e externos) de uma organização; e o segundo estabelece a possibilidade de se avaliar o desempenho e eficácia de um sistema de gestão da qualidade, verificando-se a capacidade deste sistema em atender aos atributos e requisitos dos clientes.
Capítulo 1 - Introdução
A necessidade de se abordar sistemicamente o conceito de qualidade nas organizações Metodologia para estruturação da Visão Sistêmica da Qualidade
A estrutura de apresentação dos capítulos deste livro
Capítulo 2 - Mercados globalizados implicam em empresas reestruturadas
A atual necessidade de reestruturação das empresas
O conceito de estratégia empresarial: do tradicional às novas proposições
A Visão da Empresa Baseada em Recursos
A questão da análise estratégica de recursos intangíveis
A questão ambiental como fator de vantagem competitiva das empresas
Capítulo 3 - A Qualidade como fator de vantagem competitiva para as organizações
Qualidade: algumas definições, conceitos e abordagens
O conceito de Gestão da Qualidade Total
A Gestão da Qualidade Total visando vantagens competitivas para a empresa
A certificação de sistemas da qualidade
Visões contrastantes: qualidade certificada versus qualidade total
A Gestão da Qualidade Total aplicada a pequenas e médias empresas
A Gestão da Qualidade aplicada em mercados globalizados
Capítulo 4 - Uma metodologia para estruturar um Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
A abordagem do Projeto Axiomático: aspectos históricos e característicos
Conceitos e fundamentos principais do Axiomatic Design
Axiomas, corolários e teoremas da abordagem do Axiomatic Design
Capítulo 5 - O desenvolvimento de um modelo enfocando a Visão Sistêmica da Qualidade
Definição e caracterização dos atributos dos clientes
Determinação de requisitos funcionais e parâmetros de projeto de 1° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 2° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 3° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 4° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 5° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 6° nível da estrutura hierárquica
Estabelecimento do 7° nível da estrutura hierárquica
Capítulo 6 - Aspectos Aplicativos e desdobramentos da Visão Sistêmica da Qualidade
A avaliação de consistência do Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
Priorização para implementação das soluções propostas pelo
Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade
A Visão Sistêmica da Qualidade conjugada à abordagem estratégica da organização
A aderência do Modelo de Visão Sistêmica da Qualidade com alguns sistemas da qualidade aplicados ao setor automotivo
Capítulo 7 - Abrangência de aplicações da Visão Sistêmica da Qualidade
Desenvolvimento e aplicação da abordagem do Axiomatic Design em outras áreas
Aspectos aplicativos da Visão Sistêmica da Qualidade
Felipe Araújo Calarge - Felipe Araújo Calarge é graduado em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (SP) e em ciências econômicas pelo Instituto de Economia da Unicamp. Mestre e Doutor pela Unicamp, Felipe fez cursos de aperfeiçoamento e treinamento em processos de fabricação no Japão, com auxílio da JICA Japan International Cooperation Agency). É professor da faculdade de engenharia mecânica da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba (SP), onde atua na graduação como supervisor de estágios dos cursos de engenharia e como professor convidado do programa de pós-graduação em engenharia de produção. É ainda pesquisador do Núcleo de Manufatura Avançada, do Programa de Núcleos de Excelência, da Escola de Engenharia de São Carlos (SP).
>> Site: http://