Antenna
Edição 1206/2007
Téc. Reparador
Edição 2006/2007
Automação
Edição nº.1/2006
Edições Anteriores
![]() |
Nanotecnologia Nelson Durán / Luiz Henrique Capparelli Mattoso / Paulo Cezar de Morais 208 páginas - 1ª edição - 2006 ISBN: 8588098334 Formato: 17 x 24 Referência: ART-33-4 |
NANOTECNOLOGIA
Introdução, preparação e caracterização de nanomateriais e exemplos de aplicação
Nelson Duran
Luiz Henrique Capparelli Mattoso
Paulo Cezar de Morais
A nanotecnologia tem atraído o interesse de inúmeros grupos de pesquisa em todo o mundo, devido ao seu enorme potencial de aplicação nos mais variados setores industriais e ao impacto que seus resultados podem dar ao desenvolvimento tecnológico e econômico. Neste contexto, existe uma infinidade de áreas onde a nanotecnologia pode oferecer uma contribuição significativa, algumas das quais, inclusive, já possuem produtos sendo comercializados. O Brasil tem procurado não ficar de fora da corrida por esta tecnologia, e o governo começou um esforço conjunto nesta área em 2001, conhecido como Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia, formando uma rede de pesquisa cooperativa neste tema, que conta com a participação de mais de uma centena de instituições de pesquisa e ensino em todo o País, as quais, por sua vez, têm expandido suas fronteiras para se integrar no estabelecimento de parcerias com institutos e grupos de excelência em nanotecnologia nos Estados Unidos, na Europa, China, América Latina e no Japão.
Este livro é um esforço dos participantes de uma destas redes de pesquisa, a Rede de Nanobiotecnologia, que é formada por três sub-redes: nanopartículas para liberação controlada de fármacos, materiais nanoestruturados para sensores e nanopartículas magnéticas. Assim, os autores procuraram apresentar os fundamentos e conceitos básicos da área de nanociência e nanotecnologia numa linguagem acessível a um técnico, aluno ou interessado iniciante no tema. Adicionalmente, são apresentadas algumas técnicas de preparação e caracterização de materiais nanoestruturados e apresentados alguns exemplos de aplicação destes materiais. Por isso, este livro é uma ótima oportunidade para que o interessado no tema de nanociência e nanotecnologia possa conhecer quais são os aspectos mais importantes deste vasto campo de pesquisa, assim como o que os grupos de pesquisa do nosso País estão desenvolvendo nessa área.
A nanotecnologia é um tema de importância reconhecida em todas as áreas do conhecimento, pois possibilita não somente perceber a matéria na sua forma estrutural mais elementar, ou seja, em que os átomos e as moléculas interagem e se organizam, mas também ter acesso a esta escala de apenas alguns milionésimos de milímetros para poder entender as leis que governam este mundo invisível, onde a lei gravitacional, por exemplo, não é dominante, e poder desta forma influir e controlar a matéria nesta escala nanométrica, usufruindo propriedades excepcionais desta mesma matéria na escala macroscópica, visível.
As oportunidades da nanotecnologia são imensas, e os desafios estão na capacidade de o País reconhecer o potencial desta nova tecnologia e conseguir rapidamente priorizar investimentos significativos nesta área, integrando esforços das mais variadas empresas e instituições de pesquisa
Apresentação
Capítulo 1 - Nanotecnologia
Eliton S. Medeiros, Leonardo G. Paterno e Luiz H. C. Mattoso
Capítulo 2 - Fabricação de estruturas orgânicas com a
técnica de Langmuir-Blodgett (LB)
Marystela Ferreira, Luiz H. C. Mattoso e Osvaldo Novais Oliveira Júnior
Capítulo 3 - Fabricação de filmes nanoestruturados com a técnica de automontagem
Leonardo G. Paterno, Eliton S. Medeiros e Luiz H. C. Mattoso
Capítulo 4 - Técnicas de preparação de nanopartículas
magnéticas e fluidos magnéticos
Paulo C. Morais e Emília C. O. Lima
Capítulo 5 - Microscopia eletrônica
Ricardo B. Azevedo
Capítulo 6 - Microscopias de varredura por sonda:
Aspectos práticos e suas aplicações na nanociência e nanotecnologia
Paulo S. P. Herrmann, Luiz H. C. Mattoso, Rubens Bernardes Filho,
Jane Frommer, Geraldo A. G. Cidade, Paulo M. Bisch e Gilberto Weissmuller
Capítulo 7 - Nanossensores e nanobiossensores
Nelson Durán
Capítulo 8 - Polímeros biodegradáveis
Maria I. Ré e Maria F. A. Rodrigues
Capítulo 9 - Nanopartículas poliméricas para
Administração de fármacos
Silvia S. Guterres, Edilson V. Benvenutti e Adriana R. Pohlmann
Capítulo 10 - Lipossomas
Maria H. A. Santana, Mônica C. Oliveira e Maria Palmira D. Gremião
Capítulo 11 - Aplicações biomédicas das nanopartículas magnéticas
Zulmira G. M. Lacava
Capítulo 12 - Uso de dispositivos nanoestruturados no tratamento do câncer
Antonio C. Tedesco
Capítulo 13 - Aplicações da nanotecnologia no agronegócio
Eliton S. Medeiros e Luiz H. C. Mattoso
Nelson Durán - Nelson Durán
Químico, com doutorado em química-física orgânica e pós-doutorado em bioquímica e biotecnologia. Especializado em várias universidades norte-americanas e européias em química biológica. É aposentado da Unicamp e atualmente Professor Convidado Voluntário do Instituto de Química da Unicamp e gestor do Núcleo de Ciências Ambientais e do Centro de Investigações Interdisciplinares de Bioquímica da Universidade de Mogi das Cruzes em São Paulo. Tem coordenado vários projetos da Fapesp, CNPq, Finep, OEA e Unesco. Atualmente é o coordenador da Rede de Nanobiotecnologia – Nanobiotec. Possui mais de 500 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, vários capítulos de livros e 30 patentes. É consultor de várias revistas nacionais e internacionais e de órgãos de fomento à pesquisa.
>> Site: http://
Luiz Henrique Capparelli Mattoso - Luiz Henrique Capparelli Mattoso
Engenheiro de materiais, com doutorado em ciência e engenharia dos materiais (UFSCar) em polímeros condutores. Tem especialização nas universidades de Montpellier e Grenoble (França) e da Pennsylvania (EUA), onde trabalhou com o professor Alan MacDiarmid, Nobel de química. É pesquisador da Embrapa e líder de vários projetos. Possui mais de 90 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas, 10 capítulos de livros, e oito patentes, recebeu o prêmio Governador do Estado na categoria Invento brasileiro, dentre outros. É diretor da ABPol e consultor de várias revistas nacionais e internacionais, e de órgãos de fomento à pesquisa.
>> Site: http://
Paulo Cezar de Morais - Paulo Cezar de Morais
Bacharel em física (UnB) e em química (UnB), com mestrado em física (UnB) e doutorado em física do estado sólido (UFMG). Tem pós-doutorado nos Laboratórios Bell (EUA), nos quais trabalhou com nanoestruturas semicondutoras (poços e fios quânticos). É membro da Sociedade Brasileira de Física, da American Physical Society, da American Chemical Society, da Materials Research Society e do Institute of Electrical and Electronics Engineers. É professor titular do Instituto de Física da Universidade de Brasília e pesquisador nível-I do CNPq. Possui cerca de 200 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais e seis patentes.
>> Site: http://